O Tondela conseguiu uma vitória surpreendente ao vencer o Gil Vicente por 1-0, na 12.ª jornada da I Liga. Este triunfo permite à equipa beirã sair da zona de descida direta, subindo para o 16.º lugar, igualando os nove pontos de Arouca e Casa Pia. Por sua vez, o Gil Vicente mantém-se no 4.º posto, agora com 23 pontos.
A partida começou com um aviso do Tondela logo aos cinco minutos, quando uma tentativa de remate de Maranhão, após um erro do guarda-redes Andrew, acertou nos ferros da baliza gilista. Aos 38 minutos, Maranhão voltou a ameaçar, desta vez isolado, mas viu o seu remate desviado para o poste por Andrew.
O golo do Tondela chegou aos 35 minutos, através de uma grande penalidade. Buatu cometeu falta sobre Jordy na área do Gil Vicente, e Maranhão, na transformação do penálti, não hesitou, enganando Andrew e colocando a sua equipa em vantagem.
Sem Pablo, lesionado, o Gil Vicente apostou em Gustavo Varela como avançado, mas o maior perigo para a baliza do Tondela estava nos pés de Murilo. O jogador gilista teve um duelo intenso com o guarda-redes Bernardo, que conseguiu manter a sua baliza inviolada.
No segundo tempo, o Gil Vicente pressionou em busca do empate, mas o Tondela conseguiu resistir aos ataques. Esta derrota representa apenas a segunda do Gil Vicente em casa, onde até agora tinha perdido apenas para o FC Porto, tendo vencido os outros quatro jogos.
Com esta vitória, o Tondela soma a sua segunda vitória na prova e deixa a zona de descida, enquanto o Gil Vicente permanece no 4.º lugar.
Leia também: Tondela e a luta pela permanência na I Liga.
Equipas:
O Tondela alinhou com Bernardo; Bebeto, Marques, Bryan Medina e Maviram; Juanse, Yaya e Hugo Félix; Maranhão, Jordy e Moudjatovic. Os suplentes foram Canizares, João Afonso, Ceitil, Hélder Tavares, Hodge, Rodriguez, Rony Lopes, Ivan Cavaleiro e Tiago Manso.
O Gil Vicente apresentou Andrew; Zé Carlos, Buatu, Elimbi e Konan; Cáseres e Santi Garcia; Murilo, Luís Esteves e Joelson; Varela. Os suplentes foram Dani Figueira, Zé Carlos, Bermejo, Hevertton, Agustin, Carlos Eduardo, Matín, Espigares e Rodrigues.
Leia também: Atlético Madrid vence Real Oviedo com dois golos de Sorloth
Fonte: Sapo Desporto