O SC Braga emitiu um comunicado esta terça-feira, reagindo às alegadas tentativas de pressão por parte do FC Porto sobre o árbitro Fábio Veríssimo, durante o intervalo do jogo entre as duas equipas, na 10ª jornada da Liga Portugal.
No documento, o clube bracarense informou que foram enviadas missivas formais aos Presidentes da Federação Portuguesa de Futebol, do Conselho de Arbitragem e da Liga Portugal, solicitando esclarecimentos sobre os acontecimentos reportados e as ações a serem tomadas para proteger o setor da arbitragem e a integridade das competições.
O SC Braga estabeleceu um prazo para a resposta, considerando que é importante que a sua posição pública seja sustentada e que as entidades competentes tenham a oportunidade de liderar a reação necessária a situações tão graves. Na ausência de esclarecimentos adicionais, além da resposta da Liga Portugal, que remete para os órgãos disciplinares da FPF, o SC Braga analisará os relatórios do árbitro e dos delegados. O clube espera que esses documentos resultem na abertura de inquéritos e processos disciplinares, que sejam rápidos e assegurem as punições adequadas.
O comunicado sublinha a necessidade de uma atuação exemplar por parte da justiça desportiva, mas também destaca que a FPF e a Liga têm a responsabilidade de garantir um ambiente de confiança para o presente e o futuro. O SC Braga exige “respostas firmes e imediatas”, alertando que a falta de ação poderá tornar os responsáveis co-partícipes na escalada de tensões.
Além disso, o clube reafirma que a defesa da credibilidade das competições deve ser um objetivo inegociável para quem tem a responsabilidade de zelar por elas, especialmente em tempos como os atuais.
Leia também: SC Braga e FC Porto: Rivalidade em campo e fora dele.
Leia também: Camisola de Portugal homenageia Eusébio em 60 anos da Bola de Ouro
Fonte: Sapo Desporto