A seleção do RD Congo começou a sua participação no Campeonato Africano das Nações (CAN) 2025 com uma vitória por 1-0 sobre o Benim. O jogo, realizado esta terça-feira, contou com a presença de Dokou Dodo, jogador do Leixões, no onze inicial da equipa beninense.
Os congoleses, liderados pelo capitão Chancel Mbemba, ex-jogador do FC Porto, marcaram o único golo da partida aos 15 minutos. Theo Bongonda aproveitou um erro defensivo de Yohan Roche, que deixou passar uma bola bombeada, e rematou de pé esquerdo, batendo o guarda-redes Saturnin Allagbè.
Apesar de não contar com a sua principal estrela, Steve Mounié, o Benim tentou equilibrar a partida na segunda parte, mas não conseguiu concretizar as oportunidades que teve. O RD Congo, por seu lado, esteve perto de aumentar a vantagem logo após o intervalo, mas um golo de Cedric Bakambu foi anulado por fora de jogo.
Com esta vitória, o RD Congo assume a liderança do Grupo D, aguardando agora o resultado do jogo entre Senegal e Botsuana. Na próxima jornada, os leopardos enfrentarão a forte seleção senegalesa, enquanto o Benim terá a oportunidade de recuperar-se contra a formação das zebras.
Leia também: Acompanhe as novidades do CAN 2025 e as performances das seleções africanas.
RD Congo RD Congo Nota: análise relacionada com RD Congo.
Leia também: Kasparov condenado a prisão por críticas à guerra na Ucrânia
Fonte: ZeroZero