Portugal alcançou, esta tarde, uma impressionante vitória sobre a Arménia, com um resultado de 9-1, na 6.ª jornada do Grupo F da qualificação europeia para o Mundial 2026. Este resultado iguala a maior goleada da seleção nacional, que já tinha sido registada em setembro de 2023, quando Portugal venceu o Luxemburgo por 9-0, no Algarve.
Ambas as goleadas foram conseguidas sob a liderança do selecionador Roberto Martinez e, curiosamente, sem a presença de Cristiano Ronaldo. O capitão da seleção esteve ausente devido a um castigo, após ser expulso na última quinta-feira, durante a derrota frente à Irlanda, onde agrediu o jogador O’Shea com uma cotovelada.
No Estádio do Dragão, os destaques da partida foram João Neves e Bruno Fernandes, que marcaram cada um três golos. Os restantes golos foram apontados por Renato Veiga, Gonçalo Ramos e Francisco Conceição. Esta vitória não só reafirma a força da seleção portuguesa, mas também garante a sua presença no Mundial 2026, sendo esta a nona participação de Portugal em fases finais de Campeonatos do Mundo, a sétima consecutiva.
O resultado de 9-1 iguala as três anteriores goleadas da seleção, que incluem vitórias por 8-0 sobre o Liechtenstein, em duas ocasiões, e sobre o Kuwait. As goleadas por 8-0 ao Liechtenstein ocorreram a 18 de dezembro de 1994, no antigo Estádio da Luz, e em 9 de junho de 1999, em Coimbra. O triunfo sobre o Kuwait teve lugar a 19 de novembro de 2003, em Leiria.
Além disso, Portugal já registou cinco vitórias por 7-0, destacando-se as conseguidas contra o Liechtenstein, a Coreia do Norte, o Azerbaijão, a Estónia e Andorra.
Leia também: As perspetivas de Portugal para o Mundial 2026.
Leia também: Troy Parrott brilha e leva Irlanda ao play-off para o Mundial
Fonte: Sapo Desporto