Luta pelo título na Fórmula 1: Norris, Verstappen e Piastri em Abu Dhabi

A temporada de 2025 da Fórmula 1 chega ao seu término este domingo, com a realização do Grande Prémio de Abu Dhabi, a 24.ª prova do calendário. Este evento promete ser decisivo na disputa pelo título, envolvendo três pilotos: Lando Norris, Max Verstappen e Oscar Piastri. A luta pelo campeonato poderá ser tão emocionante quanto a de 2021, quando Verstappen conquistou o título nas últimas voltas.

Atualmente, Lando Norris lidera o campeonato com 408 pontos, seguido de perto por Max Verstappen, com 396 pontos, e Oscar Piastri, que soma 392 pontos. Norris não precisa de vencer a corrida, mas deve garantir que não perde 12 pontos para Verstappen ou 16 para Piastri.

Max Verstappen, por sua vez, precisa de vencer a corrida e esperar que Norris termine em quarto lugar ou pior. Se terminar em segundo, Norris deve acabar no oitavo lugar ou pior, enquanto Piastri não pode ser terceiro. Para que Verstappen se sagrasse campeão ao terminar em terceiro, Norris teria de ser nono ou pior e Piastri, no mínimo, segundo.

Oscar Piastri, que liderou o campeonato durante grande parte da temporada, enfrenta uma situação mais complicada. Para conquistar o título, ele precisa de ganhar a corrida e ainda que Norris termine em sexto ou pior, enquanto Verstappen deve ficar acima do quarto lugar. Se Piastri terminar em segundo, Norris deve ser décimo ou pior e Verstappen, quarto ou pior.

Em caso de empate pontual após a corrida, o desempate será feito pelo número de vitórias. Neste momento, todos os três pilotos têm sete triunfos. Se nenhum deles vencer, o campeão será o piloto com mais segundos lugares, o que atualmente favorece Lando Norris.

A verdade é que o título está nas mãos de Norris, que procura a sua primeira conquista. Existem 11 combinações possíveis que podem levar Norris ao título. Ele será campeão se:

– Vencer a corrida, independentemente do desempenho dos outros.
– Terminar em segundo lugar, mantendo a liderança.
– Terminar em terceiro, mesmo que Verstappen vença.
– Terminar em quarto, desde que Verstappen não seja segundo e Piastri não termine em posições favoráveis.
– E assim por diante, até ao décimo primeiro lugar, dependendo das posições dos outros dois pilotos.

Max Verstappen, por sua vez, precisa de garantir um lugar no pódio. Caso não o consiga, Norris será o campeão, mesmo que não termine a corrida. As suas possibilidades incluem:

– Vencer e esperar que Norris seja quarto ou pior.
– Terminar em segundo e que Norris seja oitavo ou pior.
– Terminar em terceiro e que Norris seja nono ou pior.

Oscar Piastri, que teve um início de temporada promissor, viu o seu desempenho cair após a pausa de verão. Para ele, as condições são:

– Vencer a corrida e que Norris termine em sexto ou pior.
– Terminar em segundo, desde que Norris seja décimo ou pior e Verstappen, quarto ou pior.

A corrida principal do Grande Prémio de Abu Dhabi está marcada para as 13h00 deste domingo, hora de Portugal continental.

Leia também: Acompanhe as últimas novidades da Fórmula 1 e as suas principais estrelas.

Fórmula 1 Fórmula 1 Fórmula 1 Nota: análise relacionada com Fórmula 1.

Leia também: Norris e Verstappen separados por 8 milésimos em Abu Dhabi

Fonte: Sapo Desporto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top