Francesco Farioli, treinador do FC Porto, abordou o próximo desafio da sua equipa, que irá defrontar o Vitória de Guimarães nos quartos de final da Taça da Liga. O técnico destacou a importância de cada competição e a necessidade de a equipa se adaptar às circunstâncias. “Nos últimos quatro jogos, jogámos em quatro competições diferentes. O nosso objetivo é sempre dar o nosso melhor, tendo em conta o momento da equipa e as suas necessidades. Apenas vencemos a Taça da Liga uma vez, por isso, queremos fazer algo diferente desta vez”, afirmou Farioli.
Sobre o Vitória de Guimarães, o treinador elogiou a capacidade tática da equipa adversária. “Eles têm feito algumas adaptações e estão num bom momento, com resultados positivos na Liga. No primeiro jogo contra nós, criaram-nos dificuldades, e espero que sejam igualmente competitivos amanhã. São muito fortes taticamente e conseguem adaptar-se a diferentes momentos do jogo. Prevê-se um jogo difícil, e vamos preparar as melhores estratégias para superar o Vitória”, acrescentou.
Farioli também comentou a situação dos jogadores Luuk De Jong e Deniz Gül, que estão a ser recuperados para o encontro. “Estamos a trabalhar para os recuperar, mas não será fácil. Acredito que será mais complicado para o Luuk estar disponível, enquanto com o Deniz teremos de esperar para ver”, disse.
O treinador partilhou ainda a sua experiência na Gala Dragões de Ouro, onde teve a oportunidade de sentir a paixão dos adeptos pelo clube. “Já tinha ouvido falar, mas viver isso é único. Estou a aprender melhor o português e consegui compreender a maioria dos discursos. Foi importante para mim perceber o contexto do clube e a emoção que envolve a sua história”, revelou.
Farioli referiu que a convocatória para o jogo será feita mais tarde do que o habitual, devido aos esforços para recuperar os jogadores. “Estamos a trabalhar arduamente e a convocatória será anunciada mais tarde. A situação pode ser mais complicada, mas quem entrar em campo vai aproveitar a oportunidade para seguir em frente na competição”, afirmou.
Sobre o recente jogo com o Estoril, o treinador destacou a dificuldade de vencer em jogos consecutivos e o mérito do adversário. “Nunca é fácil ganhar. O Estoril é uma equipa que nos causou problemas, mas mostramos resiliência. O importante é continuar a vencer e melhorar as nossas exibições”, disse.
Farioli fez um balanço positivo da temporada até agora, elogiando o comprometimento do grupo. “O nível de comprometimento dos jogadores é notável. Desde julho, conseguimos mudar a mentalidade da equipa. No entanto, não podemos relaxar, pois temos um longo caminho pela frente”, concluiu.
A condição física de Alan Varela foi também abordada, com Farioli a confirmar que o jogador está totalmente recuperado.
Leia também: O que esperar do FC Porto na próxima jornada da Liga Portugal.
Taça da Liga Taça da Liga Taça da Liga Nota: análise relacionada com Taça da Liga.
Leia também: Dérbi: António Nobre será o árbitro e Rui Costa o VAR
Fonte: Sapo Desporto