O canoísta português Emanuel Silva foi eleito, na passada quinta-feira, para a Comissão de Atletas dos Comités Olímpicos Europeus (COE). A eleição decorreu durante a Assembleia e Fórum dos Atletas Europeus, que teve lugar em Londres. Emanuel Silva, que já é presidente da Comissão de Atletas Olímpicos do Comité Olímpico de Portugal (COP), vê esta eleição como um reconhecimento significativo do seu trabalho e do desporto nacional.
A nova Comissão de Atletas dos COE para o período de 2025-2029 é composta por várias figuras proeminentes do desporto europeu. Johanna Taliharm, da Estónia, foi eleita presidente, enquanto Ronald Rauhe, da Alemanha, e Zorana Arunovic, da Sérvia, ocupam os cargos de vice-presidente e secretária-geral, respetivamente. Além de Emanuel Silva, outros membros incluem atletas de diversas modalidades, como esqui alpino, remo, natação e tiro com arco.
Emanuel Silva tem uma carreira distinta na canoagem, tendo participado em cinco edições dos Jogos Olímpicos, onde conquistou uma medalha de prata em Londres 2012. Após a sua eleição, expressou a sua satisfação, afirmando que “nada melhor do que uma vitória”. O atleta sublinhou a importância deste reconhecimento para a Comissão de Atletas Olímpicos e para o desporto em Portugal. “Estamos muito felizes. Este é um passo muito importante. Temos feito um bom trabalho e crescido. Obrigado a todos os atletas, pois é impossível chegar aqui sem o trabalho de todos”, concluiu.
Esta eleição de Emanuel Silva não só reforça a sua posição no desporto europeu, mas também destaca o papel dos atletas portugueses em plataformas internacionais. A sua experiência e dedicação à canoagem serão, sem dúvida, valiosas na nova função que agora desempenha.
Leia também: A evolução da canoagem em Portugal e os desafios para o futuro.
Leia também: Natação: Benefícios para todas as idades, dos 8 aos 80 anos
Fonte: Sapo Desporto