Comunidade do surf lamenta a morte de João Manarte

A comunidade portuguesa do surf está a viver um momento de grande tristeza com a morte de João Manarte, um dos pioneiros da modalidade em Portugal. O surfista faleceu no passado domingo, aos 47 anos, após ter-se sentido mal enquanto surfava na praia Nova, na Costa da Caparica.

De acordo com a Autoridade Marítima Nacional (AMN), o alerta para a situação foi dado às 11h35, através do nadador-salvador coordenador da associação Caparicamar. João Manarte foi resgatado inconsciente da água e, à chegada dos socorristas, foram iniciadas manobras de Suporte Básico de Vida, que continuaram até à chegada dos bombeiros. O surfista foi posteriormente transportado para uma unidade hospitalar.

O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi acionado para prestar apoio à família, enquanto o Posto da Polícia Marítima da Costa da Caparica assumiu a ocorrência.

Nas redes sociais, as homenagens a João Manarte multiplicam-se. A sua irmã, Patrícia Manarte, confirmou o falecimento com uma mensagem simples, expressando a sua enorme tristeza. “É com enorme tristeza que informo o falecimento do meu irmão, João Manarte Alves, assim que souber mais direi”, escreveu.

A MiramarBBShop, um espaço ligado ao bodyboard e à comunidade da Caparica, também lamentou a perda, referindo que “o bodyboard e a família MiramarBBShop estão de luto… perdemos um amigo e um companheiro, dentro e fora de água. Um ser humano maravilhoso que será sempre recordado”.

Amigos e companheiros de mar recordam João Manarte como alguém que “morreu onde sempre se sentiu mais vivo — no mar”. Maria Alcobia, uma amiga próxima, descreveu a sua partida como “inesperada, trágica e, de certo modo, poética”, sublinhando que ele “partiu onde sempre se sentiu mais vivo: no mar, entre as ondas que o embalavam desde sempre”.

Carlos Mariano, outro amigo, deixou um testemunho emocionado: “Mas que brincadeira de mau gosto é essa, que dizem que hoje surfaste a tua última onda? (…) Vemo-nos um dia destes, espero, em eterno off-shore. Aloha, meu amigo. Boas ondas!”

Leia também: A evolução do surf em Portugal ao longo das últimas décadas.

Leia também: Vitinha considera Nuno Mendes o melhor lateral esquerdo do mundo

Fonte: Sapo Desporto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top