Adversários de Portugal no Mundial 2026: potes do sorteio definidos

Portugal já tem uma ideia dos possíveis adversários na fase de grupos do Mundial 2026, que se realizará nos Estados Unidos, México e Canadá. O sorteio, agendado para o dia 5 de dezembro no Kennedy Center, em Washington DC, irá definir a composição dos grupos, embora ainda faltem seis seleções para completar as 48 que participarão na competição.

As últimas vagas serão decididas através de um play-off em março de 2026, onde quatro seleções europeias e duas de outras confederações serão apuradas. As 48 equipas serão divididas em 12 grupos, com os dois primeiros classificados de cada grupo e os oito melhores terceiros a avançarem para os 32 avos de final.

Atualmente, os potes do sorteio já estão quase definidos, com base no ranking mundial da FIFA atualizado recentemente. Portugal, assim como os anfitriões Estados Unidos, México e Canadá, está no Pote 1. Este pote inclui também seleções de renome como Argentina, Brasil, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra e Países Baixos.

Um dos aspetos a considerar no sorteio é que não podem existir seleções da mesma confederação no mesmo grupo, exceto na UEFA, onde poderão coexistir até duas seleções por grupo. A FIFA ainda não divulgou as regras específicas para o sorteio, o que levanta algumas dúvidas sobre a colocação das equipas que se apurarem nos play-offs de março. Se forem seguidos os critérios do ranking, a Itália, por exemplo, ficaria no Pote 2, caso consiga a qualificação. No entanto, se forem aplicadas as regras de 2022, as equipas provenientes do play-off poderão ser colocadas no Pote 4.

O Mundial 2026 será o mais extenso da história, com um total de 104 jogos a decorrer em 38 dias, entre junho e julho. Um grupo considerado acessível para Portugal poderia incluir seleções como Irão, Panamá e Nova Zelândia. Contudo, a seleção nacional poderá também enfrentar adversários mais desafiantes, como Croácia, Noruega e Gana.

Os potes são os seguintes:
Pote 1: Canadá, Estados Unidos, México, Portugal, Argentina, Brasil, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Países Baixos.
Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Senegal, Japão, Irão, Coreia do Sul, Equador, Áustria, Austrália.
Pote 3: Noruega, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Costa do Marfim, Tunísia, Qatar, Uzbequistão, Arábia Saudita, África do Sul, Panamá.
Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Nova Zelândia, Haiti, Curaçau.

Faltam apenas seis seleções para definir o quadro completo do Mundial 2026.

Leia também: Portugal e as suas perspetivas no Mundial 2026.

Mundial 2026 Nota: análise relacionada com Mundial 2026.

Leia também: Portugal Sub-21 empata sem golos na Chéquia

Fonte: Sapo Desporto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top