Milutin Osmajic, antigo avançado do Vizela, foi punido com nove jogos de suspensão pela Federação Inglesa de Futebol (FA) devido a um caso de abuso racial. O jogador montenegrino, de 26 anos, que atualmente representa o Preston no Championship, também terá de pagar uma multa de 21 mil libras, cerca de 24 mil euros.
O incidente ocorreu a 15 de fevereiro, durante um jogo entre o Preston e o Burnley, na 33.ª jornada da segunda divisão inglesa. Após uma troca de palavras com Hannibal Mejbri, médio tunisino do Burnley, Mejbri apresentou queixa contra Osmajic. O jogo foi interrompido durante alguns minutos devido à reação do jogador do Burnley às alegações feitas pelo montenegrino.
As duas equipas voltaram a encontrar-se algumas semanas depois, desta vez para a Taça de Inglaterra, onde os jogadores do Burnley decidiram não cumprimentar Osmajic. O técnico do Burnley, Scott Parker, optou por deixar Mejbri de fora da convocatória, apesar de ser considerado um dos melhores elementos da equipa. O jogo terminou com uma vitória do Preston por 3-0, com Osmajic a marcar e a provocar os adeptos do Burnley.
O Preston manifestou descontentamento com a decisão da FA, afirmando que o castigo foi baseado apenas na palavra de Mejbri, enquanto Osmajic sempre negou as acusações. O clube declarou: “Observamos que este desfecho foi determinado por ‘Balanço de Probabilidades’ em vez de ‘Além de Dúvida Razoável’. Também notamos que a FA determinou que esta decisão não oferece nenhum julgamento moral, não foi premeditada nem constitui qualquer comentário sobre o seu caráter geral. Milutin sempre alegou a sua inocência em relação à acusação e continua a fazê-lo. Continuamos a apoiar totalmente o nosso jogador.”
Na época passada, Osmajic já havia sido punido com oito jogos de suspensão e multado em 15 mil libras (18 mil euros) por conduta violenta, após ter mordido Owen Beck, do Blackburn. O jogador esteve no Vizela por empréstimo do Cádiz na época 2022/23, onde marcou oito golos em 35 jogos.
Leia também: O impacto das suspensões no desempenho das equipas na Liga.
Leia também: Malu Schmidt deseja conquistar um campeonato com o SC Braga
Fonte: Sapo Desporto