O atleta português Tiago Abiodun alcançou a medalha de bronze em pares masculinos no Campeonato do Mundo sub-19 de ténis de mesa, que decorreu em Cluj-Napoca, na Roménia. Esta conquista marca a quinta medalha de Abiodun em Mundiais e a décima para Portugal nesta competição.
Tiago Abiodun, que competiu ao lado do romeno Iulian Chirita, garantiu a medalha ao chegar às meias-finais. No entanto, a dupla foi eliminada pelo par japonês composto por Ryuusei Kawakamia e Kazuki Yoshiyama, com um resultado de 3-0 (11-4, 11-5 e 11-0).
Ao longo dos últimos cinco anos, Tiago Abiodun tem demonstrado um desempenho notável nos Campeonatos do Mundo de jovens. As suas conquistas incluem:
– 2021: Equipa masculina sub-15, com Bernardo Pinto e Rafael Silva
– 2022: Pares mistos sub-15, com a espanhola Maria Berzoza
– 2023: Singulares sub-15
– 2024: Pares masculinos sub-19, com o brasileiro Leonardo Isuka
– 2025: Pares masculinos sub-19, com o romeno Iulian Chirita
Além da sua participação em pares, Tiago Abiodun também competiu em singulares, onde foi eliminado nos oitavos-de-final pelo espanhol Daniel Berzosa, com um resultado de 4-2. No quadro de pares mistos, Abiodun e a romena Bianca Mei-Rosu foram derrotados na ronda de 32 pelos chineses Li Hechen e Qin Yuxuan, com um resultado de 3-1.
Tiago Abiodun continua a ser uma figura promissora no ténis de mesa, e a sua trajetória é um exemplo do potencial do desporto em Portugal. Leia também: “O futuro do ténis de mesa em Portugal”.
Leia também: Jaime Faria eliminado no Maia Open de ténis
Fonte: Sapo Desporto