A FIFA revelou os procedimentos para o sorteio do Mundial de 2026, que contará com a participação de 48 seleções, um aumento significativo em relação às edições anteriores. Este torneio será realizado em três países: Estados Unidos, México e Canadá. O sorteio está agendado para o dia 5 de dezembro, às 17h00, hora de Portugal continental, no Centro de Artes Cênicas John F. Kennedy, em Washington.
Uma das principais novidades é a introdução de restrições para as seleções mais bem classificadas no ranking da FIFA. Espanha, Argentina, França e Inglaterra não poderão enfrentar-se antes das meias-finais, desde que todas elas vençam os seus grupos na fase de grupos. Assim, Espanha e Argentina serão sorteadas em metades opostas do quadro, o mesmo acontecendo com França e Inglaterra.
Esta medida visa evitar que as seleções de maior prestígio se defrontem em fases precoces do torneio, reservando os confrontos mais esperados para as etapas finais. No sorteio, os países-sede serão alocados no pote 1, enquanto as restantes 39 seleções serão distribuídas em quatro potes de acordo com o Ranking Mundial Masculino da FIFA.
Os potes são os seguintes:
Pote 1: Canadá, México, EUA, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha
Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irão, República da Coreia, Equador, Áustria, Austrália
Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Qatar, Arábia Saudita, África do Sul
Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçau, Haiti, Nova Zelândia, e as vagas A, B, C e D do play-off europeu, além das vagas 1 e 2 do play-off intercontinental.
O sorteio começará com a alocação das seleções do pote 1 nos grupos A a L, seguido pela distribuição dos potes 2, 3 e 4. Para garantir um equilíbrio competitivo, as seleções mais bem posicionadas no ranking mundial serão distribuídas de forma a evitar que mais de uma equipa da mesma confederação esteja no mesmo grupo, exceto para a UEFA, que terá até 16 seleções.
As novas regras visam aumentar a competitividade e o interesse no torneio, garantindo que os melhores jogos ocorram nas fases mais decisivas.
Leia também: As seleções favoritas para o Mundial 2026.
Mundial 2026 Mundial 2026 Mundial 2026 Mundial 2026 Nota: análise relacionada com Mundial 2026.
Leia também: Benfica e Sporting triunfam na Liga Placard antes do dérbi
Fonte: Sapo Desporto